Uma das realidades que a pandemia nos trouxe é o teletrabalho. Todos nós tivemos que nos adaptar e aprender a trabalhar de casa estabelecendo metas e limites de forma a manter a produtividade. Quando se pensa em trabalhar de casa não se pensa que há movimentos e posturas que adoptamos que podem afectar directamente a nossa saúde, mas a forma e o tempo que gastamos a trabalhar ao computador e no telemóvel podem originar dor nas mãos e dedos dormentes.
Para evitar estas dores ou uma patologia na mão relacionada com o teletrabalho, como por exemplo o Dedo em Gatilho, e neste sentido recomendamos alguns exercícios/posturas que pode adoptar.
Preste atenção à maneira como posiciona as suas mãos
Mantenha as mãos e punhos numa postura neutra, isto é, de maneira que não tenha que dobrar ou virar as mãos para estar a trabalhar com o rato.
O teclado
Sabia que também existem teclados mais ergonómicos? Os teclados divididos e mais verticais permitem uma menor utilização dos músculos extensores do antebraço e punho. Desta forma conseguirá tolerar mais horas de trabalho. Tente escrever com o máximo de dedos possível de modo a usar todos os músculos das mãos. Assim, evita que os movimentos sejam tão repetitivos e que os seus dedos fiquem cansados.
A posição de trabalho
Escolha uma cadeira confortável e ajustável. As costas devem estar bem apoiadas e direitas. O cotovelo deve estar apoiado em cima da mesa e mais esticado que dobrado (evitar que fique suspenso ou sem apoio).
Os movimentos que fazemos ao manusear um rato de computador são muito repetitivos e fazem com que esta seja a maior fonte de dor. Tente usar um rato ergonómico vertical próprio para trabalhar durante muitas horas sempre na mesma posição e coloque sempre o seu cotovelo em cima da mesa ou num apoio de braços da cadeira.
Faça exercícios para evitar dor nas mãos e punho
Há exercícios simples que pode fazer para melhorar as dores ou para evitar o aparecimento de dor. O ideal seria fazer exercícios durante o dia de trabalho, porque o nosso corpo não foi feito para estar na mesma posição durante um longo período de tempo. Ficam aqui algumas dicas:
- Rode os seus pulsos de forma que haja mais circulação sanguínea. Feche a mão e rode no sentido dos ponteiros do relógio. Repita 5 vezes em cada pulso.
- Estique os braços ao nível do peito e interlace os dedos e estique para fora de modo a alongar os braços e mãos.
- Estique a sua mão, dobre as pontas dos dedos para tocar na base de cada articulação. A sua mão deve parecer-se com uma garra. Segure durante 30 a 60 segundos e solte. Repita pelo menos 4 vezes em cada mão.
- Coloque a mão esticada em cima de uma mesa. Levante cada dedo e depois baixe. Repita 5 vezes em cada mão.
- Estique a sua mão e toque com cada dedo no polegar fazendo a forma de um “O”. Repita 4 vezes em cada mão.
O trabalho remoto é uma realidade hoje em dia e, por isso mesmo, devíamos ouvir o nosso corpo e perceber o que podemos fazer para evitar dor ou má postura. Com estas dicas é mais fácil evitar qualquer tipo de dor na mão e no punho.
Gostou deste artigo? Para saber mais informações sobre cirurgia de punho e mão pode fazê-lo através do Instagram ou Facebook.