Quisto sinovial do punho
O que é?
Um quisto é um tumor benigno revestido por uma membrana de tecido epitelial. Tem na maioria dos casos conteúdo líquido. O líquido sinovial nutre e lubrifica as articulações e está contido na cápsula articular.
É a saída deste líquido que lentamente causa o aparecimento do quisto. O quisto comunica com a articulação através de um pedículo.
Causa
Não existe uma causa única na maior parte dos casos e a causa é desconhecida em alguns casos. Pode estar associada a um traumatismo prévio. O quisto dorsal é o mais frequente, tendo origem em mais de 75% dos casos no ligamento escafolunar do punho. O quisto volar do punho é menos frequente mas tem maior taxa de recidiva aquando da sua excisão.
O diagnóstico é clínico e pode ser confirmado por um exame complementar (ecografia articular ou ressonância magnética).

Sinais e Sintomas
O quisto é muitas vezes assintomático. Pelo seu tamanho e localização por vezes provoca dor incapacitante, principalmente nos extremos de amplitude. A flexão completa do punho permite por vezes visualizar o quisto dorsal de pequenas dimensões. Na extensão completa em carga, o quisto pode tornar-se doloroso (posição de flexão).
Tratamento não Cirúrgico
O tratamento depende das queixas do doente. O quisto sinovial não precisa de ser removido. Na fase inicial (se a dor for incapacitante) pode ser tentado o uso de uma tala amovível ou pulso elástico associado a toma de um anti-inflamatório oral.
Infiltração
A infiltração é possível, embora seja uma solução temporária (taxa de recidiva de 70%). O corticóide pode ser injectado localmente para diminuir o processo inflamatório.
Tratamento Cirúrgico
Se as formas não cirúrgicas de tratamento não melhorarem os sintomas, a cirurgia poderá estar indicada.
A cirurgia é realizada em regime de ambulatório, sob anestesia local.
O tratamento consiste na excisão do quisto por via artroscópica (mini-invasiva).
A mobilização activa da mão começa geralmente no pós-operatório imediato e a utilização normal da mão pode recomeçar assim que a cicatriz e ausência de queixas o permitam.
A recuperação para as actividades de vida diária dura aproximadamente 4 semanas. A recuperação completa do punho pode demorar 3 meses (actividade desportiva de carga).