Rizartrose

ou artrose do polegar

O que é?

A artrose do polegar (rizartrose) é a segunda patologia degenerativa mais frequente da mão.

A artrose corresponde à perda ou desgaste da cartilagem numa articulação: neste caso, da trapézio-metacárpica, provocando um contacto directo entre as superfícies ósseas. É um fenómeno normal e natural da idade.

Causa

O desgaste articular é muitas vezes causado pela sobrecarga da articulação: alguns trabalhos manuais podem favorecer o aparecimento da artrose precoce. As fracturas são uma das etiologias possíveis em doentes jovens e nestes casos as opções terapêuticas podem ser diferentes.

Sinais e Sintomas

Na maioria dos doentes, a dor e impotência funcional nas actividades de vida diária são os principais sintomas. Estes são geralmente auto-limitados. A perda de força na realização da pinça entre polegar e indicador deve-se muitas vezes à dor. A deformidade está associada a estádios mais avançados e pode ser apenas uma consequência estética.

Tratamento não Cirúrgico

Cerca de 90% dos doentes são tratados conservadoramente (sem cirurgia), mesmo em estádios avançados. O principal objectivo é o alívio da dor que pode ser obtido através de uma tala amovível associado a um anti-inflamatório não esteróide e/ou analgésicos. A medicina física e reabilitação pode aliviar a contractura do primeiro espaço interdigital e assim melhorar a dor e função de pinça.

Tratamento Cirúrgico

Se as formas não cirúrgicas de tratamento não melhorarem os sintomas (dor crónica), a cirurgia poderá estar indicada. A cirurgia é realizada em regime de ambulatório, sob anestesia loco-regional.

O tratamento consiste na excisão do trapézio e suspensão ao segundo metacárpico. A mobilização activa da mão começa geralmente no pós-operatório imediato. É preconizada uma tala anti-álgica durante 3 semanas, período após o qual é iniciada a reabilitação da mão e polegar.

O período de recuperação estimado é de 3 meses para início das actividades de carga. A força de pinça recuperada é devida principalmente à diminuição/ausência de dor.