Síndroma do túnel cárpico
O que é?
O túnel cárpico encontra-se localizado na zona anterior do punho. No seu tecto tem uma estrutura forte chamada ligamento transverso do carpo.
Dentro do túnel estão os tendões flexores dos dedos e o nervo mediano. Este é o nervo que dá sensibilidade ao polegar, indicador médio e metade do anelar.
O síndroma do túnel cárpico (STC) corresponde à compressão do nervo neste canal e afecta cerca de 0.1 a 10% da população.
Causa
Não existe uma causa única na maior parte dos casos. Todos os factores que possam causar aumento do volume das estruturas que estão no túnel podem precipitar o STC. Mais frequente em mulheres, trabalhadores manuais, diabéticos e doentes com uma fractura do rádio distal.
Sinais e Sintomas
A compressão do nervo provoca dor e dormência nos dedos referidos. Os sintomas pioram durante a noite e ao despertar pela manhã. Durante os períodos de dor, esta pode irradiar até ao ombro. A falta de sensibilidade pode causar fraqueza. O doente pode com frequência deixar cair objectos por perda da destreza manual.
Tratamento não cirúrgico
O tratamento depende do nível de gravidade e das queixas do doente. Na fase inicial pode ser tentado o uso de talas amovíveis associado a modificação de algumas actividades (restrição da carga realizada – uso dos tendões flexores). O alongamento músculo-tendinoso da mão e punho pode ser benéfico. O anti-inflamatório oral poderá ser utilizado na fase aguda.
Infiltração
A infiltração é mais eficaz que o tratamento não cirúrgico, embora mais invasiva. O corticóide pode ser injectado localmente por forma a diminuir o processo inflamatório.

Tratamento Cirúrgico
Se as formas não cirúrgicas de tratamento não melhorarem os sintomas, a cirurgia poderá estar indicada. A taxa de sucesso está perto dos 95%. A cirurgia é realizada em regime de ambulatório, sob anestesia local.
O tratamento consiste na abertura do ligamento transverso do carpo.
Se as formas não cirúrgicas de tratamento não melhorarem os sintomas, a cirurgia poderá estar indicada.