As doenças nas mãos e nos punhos são cada vez mais comuns e há várias razões associadas, tais como o teletrabalho, a má postura ou o uso dos smartphones, por exemplo.
Sendo a mão e o punho dos órgãos mais importantes do nosso corpo, é importante conhecer uma das patologias mais comuns da ortopedia que afeta quase 10% da população – o Síndroma do Túnel Cárpico.
O túnel cárpico situa-se na zona anterior do punho e onde estão os tendões flexores dos dedos e o nervo mediano que é responsável por dar sensibilidade ao polegar indicador, médio e metade do anelar. As queixas surgem quando há uma compressão significativa e na maior parte das vezes, prolongada, do nervo mediano.
Há muitas causas para esta patologia e, por essa razão, é que também está entre as mais populares. Este síndroma é mais frequente em mulheres, pessoas que tenham trabalhos manuais ou trabalhos em que façam movimentos repetitivos. Na fase inicial surge uma dormência no território inervado pelo nervo mediano, por norma, durante a noite. Na fase mais avançada surge a dor e falta de sensibilidade. É frequente os doentes referirem perda da destreza manual, deixando cair objetos sem motivo aparente.
No que diz respeito ao tratamento, é obviamente dependente da sintomatologia. O meio mais utilizado para confirmar o diagnóstico é o eletromiograma com o estudo da velocidade de condução. Na compressão ligeira a moderada, é ainda possível tratar a síndroma de forma conservadora, isto é, sem cirurgia, através de talas amovíveis, anti-inflamatórios e alongamento neural. Na compressão grave e muito grave, o tratamento cirúrgico é recomendado.
Uma grande parte dos doentes recorre à consulta tardiamente e com queixas prolongadas e, nestes casos, o tratamento conservador é menos eficaz. O tratamento cirúrgico é rápido e eficaz sendo realizado em regime de ambulatório. A anestesia é local ou loco regional. O tempo de recuperação varia de acordo com o estado prévio do nervo, mas aproxima-se em média das 4 semanas.
Relembramos que a neuropatia compressiva mais frequente do membro superior é o Síndroma do túnel cárpico. A sua monitorização e medidas de prevenção podem evitar a necessidade de uma intervenção cirúrgica. No caso desta última ser necessária, o resultado e tempo de recuperação são francamente melhores nos estádios mais precoces.
Gostou deste artigo? Para saber mais informações sobre cirurgia de punho e mão pode fazê-lo através do Instagram ou Facebook.